A pele é o maior órgão do corpo humano e, por estar em contato com o meio ambiente o tempo todo, seu comportamento é diretamente influenciado por ele. Os raios UV, o clima quente ou frio e até os poluentes podem provocar danos na nossa pele, os quais nem sempre percebemos.
Os efeitos da poluição na pele potencializam os danos causados pelos radicais livres e, assim como a radiação solar, contribuem para o envelhecimento precoce.
Por isso, é importante ter alguns cuidados especiais para evitar os efeitos indesejados desses agentes externos, que podem incluir manchas, perda de elasticidade e rugas.
Continue a leitura e saiba como minimizar os impactos da poluição e de outros fatores ambientais na sua pele.
O que é poluição atmosférica?
Entende-se por poluição atmosférica qualquer mudança da atmosfera que possa provocar algum tipo de impacto ambiental ou na saúde humana, através da contaminação por gases, partículas sólidas (poeira), líquidos em suspensão e etc.
Quais os efeitos da poluição na pele?
Um dos principais efeitos da poluição na pele é sua ação sobre os radicais livres, que contribuem para o envelhecimento precoce.
A poluição atmosférica facilita a ação desses radicais livres, que danificam as células cutâneas e levam à diminuição da produção de colágeno, proteína responsável pela sustentação da pele. Como consequência, a pele tende a ficar mais opaca, flácida e ressecada e podem surgir manchas e rugas, conferindo um aspecto envelhecido.
Além do envelhecimento precoce, os poluentes do ar também podem favorecer o surgimento da acne. Isso porque a poluição provoca alterações na camada protetora de lipídios da superfície da pele.
O acúmulo de resíduos aumenta a produção de sebo, que é um dos responsáveis pela oleosidade da nossa pele, e provoca a obstrução dos poros, levando ao surgimento da acne. Esses poluentes também causam a deficiência das vitaminas C e E, dois antioxidantes naturais da pele.
Além disso, os resíduos da poluição do ar que ficam acumulados na nossa pele durante o dia prejudicam a renovação celular, processo que ocorre enquanto dormimos e que é importante para a manutenção da nossa integridade física e funcional.
O que é radiação solar?
A exposição aos raios solares também impacta diretamente na nossa pele. A radiação solar é todo o fluxo de energia emitido pelo sol, do qual a luz visível é apenas uma pequena parte.
A radiação ultravioleta, apesar de chegar em menor quantidade na nossa atmosfera, também faz parte desse fluxo de energia e é altamente nociva para nós. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados e evitar a exposição excessiva aos raios UV.
Quais os efeitos da radiação solar na pele?
Assim como a poluição, a radiação solar é um dos principais fatores externos responsáveis pelo envelhecimento da pele.
A exposição diária prolongada aos raios UV pode provocar o estresse oxidativo nas células cutâneas e contribuir para o fotoenvelhecimento.
O fotoenvelhecimento nada mais é do que o processo de envelhecimento provocado pela ação do sol, e não do tempo. A exposição solar diária pode contribuir para o aparecimento de manchas, rugas, flacidez e ressecamento da pele, além do surgimento de linhas de expressão.
Como atenuar os efeitos da poluição e radiação solar na pele?
Agora que você já conhece os efeitos da poluição e da radiação solar na pele, confira algumas estratégias importantes para minimizá-los.
Existem alguns cuidados especiais que ajudam a proteger a sua pele da ação desses fatores externos. Confira alguns deles:
Mantenha uma rotina de skin care
Manter uma rotina de skin care é um passo importante para evitar os efeitos da poluição e radiação solar na pele. A rotina diária de limpeza facial é fundamental para a remoção das toxinas depositadas sobre a pele. Por isso, é importante lavar bem o rosto todos os dias e aplicar produtos específicos de limpeza, como gel de limpeza facial.
Também é recomendável a utilização de cosméticos que protejam a pele da poluição, para evitar a absorção de toxinas, e com ação antioxidante, para combater os radicais livres.
Utilize o filtro solar
O filtro solar também é um importante aliado, sobretudo para evitar o fotoenvelhecimento. É fundamental escolher um filtro solar que tenha alto FPS para evitar a ação do UVA nas células e as queimaduras provocadas pelos raios UVB.
Utilizá-lo mesmo nos dias em que não haja sol e em ambientes fechados, pois tanto o mormaço quanto as luzes artificiais, como as emitidas por computadores ou pela tela do celular, emitem radiações que podem causar danos na pele.
Beba bastante água
Hidratar-se também é uma boa forma de manter a pele bonita e saudável. A falta de hidratação pode resultar em uma pele ressecada, áspera e sem elasticidade. Além disso, a água favorece a excreção de toxinas e substâncias irritantes, que podem causar o envelhecimento da pele.
Por isso, recomenda-se beber pelo menos 2 litros de água por dia.
Opte por fontes de vitamina C e antioxidantes
Uma alimentação equilibrada também faz toda a diferença para a saúde da sua pele. Consuma alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes, que favoreçam o combate contra os radicais livres e atuem contra o envelhecimento precoce.
Para complementar a alimentação, existem nutricosméticos feitos com vitamina C e poderosos antioxidantes. Os nutricosméticos são suplementos de uso oral, que combinam nutrientes que favorecem a nossa saúde, beleza e bem-estar.
Brilliance é um nutricosmético que favorece a ação antioxidante e fotoprotetora. É composto, além da vitamina C, por astaxantina, licopeno, betacaroteno, ácido hialurônico, resveratrol e Coq10.
Gostou das nossas dicas para minimizar os efeitos da poluição e da radiação solar na pele? Então, aproveite e saiba tudo sobre envelhecimento precoce da pele e como evitá-lo.